terça-feira, 12 de outubro de 2010

Farmácia

Infelizmente já tive de correr para o médico com os meninos desde que chegamos e claro que tivemos de ir à farmácia.

Tenho uma mesmo em frente à porta do prédio e hoje num passeio à descoberta da cidade encontrei outra numa rua bem perto daqui.

Foi na farmácia aqui em frente que senti pela primeira vez, desde que aqui cheguei, o peso da cor da minha pele.

A primeira vez que o senti, foi há muitos anos nas "Docas" onde alguém se referiu a mim como: "essa branca aí". Nessa altura aquela expressão chocou-me por várias razões: para já nunca me tinham chamado "branca" e o "essa aí" deixou-me furiosa!

Descobri em Africa que "essa aí" não é uma maneira de desrespeitar ninguém, mas tão só a forma que eles usam para se referir a outra pessoa, ou seja, anos mais tarde percebo que apenas se referiram à cor da minha pele sem qualquer outro sentido.

Não voltei a sentir essa diferenciação até ao momento em que entrei na farmácia aqui em frente.

Desta vez não senti que fosse "mau" ser branca.

Aos naturais de cá o sr que estava a atender pediu o dinheiro antes de aviar a receita; a mim, não me pediu dinheiro antes, pelo contrario, até me atendeu antes de ser a minha vez (juntando o meu pedido à receita de um senhor que teve de pagar 167 metecais antes de receber os medicamentos). Para facilitar o troco fiquei a dever 5 metecais (que mandei a empregada vlevar mais tarde).

A cor da minha pele (ainda que morena) aqui vale dinheiro (ainda acordo um dia destes e descubro que o meu marido me vendeu por meia duzia de camelos lolol).

Bom, mas as farmácias são diferentes daí. São prateleiras quase vazias e gavetas cheias de comprimidos para vender a unidade.

A farmácia que descobri hoje, podia ser na vossa rua: é bonita, tem montras grandes (e sem grades), rampa de acesso... e 4 latas de leite na prateleira, 2 pacotes de fraldas, um shampoo de bebe de uma marca desconhecida, um mobil, umas rocas e uma balança onde a troco de uma moeda se pode pesar o bebe.
Isto resume a totalidade da area dedicada aos bebes (cerca de 1/3 da farmacia).

Bastante simpáticos os srs que lá estavam, mas não é com simpatia que se curam doenças e medicamentos é coisa que não abunda nas prateleiras das farmácias de Nampula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário